O QUE É
NHLUVUKO – que na língua ronga significa desenvolvimento – é uma iniciativa para o desenvolvimernto de empreendedores, nos distritos da Matola e Boane orçada em cerca de 77 milhões de meticais e que se enquadra na política de responsabilidade social corporativa da Mozambique Aluminum (Mozal) e que visa o desenvolvimento de programas e projectos comunitários com vista a melhorar as condições de vida das pessoas residentes nas áreas circunvizinhas do empreendimento fabril.
A Estratégia de Desenvolvimento Comunitário da empresa apoia projectos e oportunidades que proporcionam benefícios comunitários duradouros em Educação e Liderança, Saúde e Bem-Estar, Resiliência de Recursos Naturais e Participação Económica para criar valor partilhado e dar uma contribuição positiva para a qualidade de vida das comunidades locais.
A Gapi, uma Instituição Financeira de Desenvolvimento com cerca de 35 anos de experiencia, irá implementar este Projecto, prestando serviços de capacitação, assistência técnica e criação de condições de acesso aos serviços financeiros com impacto na melhoria de desempenho das operações das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).
OBJECTIVO GERAL
Contribuir para o aumento do emprego, da renda e das condições de vida dos beneficiários nos distritos de Boane e Matola através da melhoria da capacidade operacional dos seus negócios.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Melhorar a Capacidade de Gestão de negócios dos empreendedores e gestores de micro empresas;
- Assessorar os Beneficiários na elaboração de planos de negócios;
- Facilitar a Formalização de micro e pequenas empresas dos beneficiários;
- Criar uma Linha de Financiamento com condições especiais para os beneficiários;
- Conceder Créditos sob forma de empréstimo e subvenções;
- Melhorar a Capacidade de Controlo das operações do negócio, através da capacitação em literacia financeira e contabilidade básica;
- Melhorar os Conhecimentos de gestão de negócios financiados através de um crédito bancário;
- Melhorar a Sustentabilidade de negócios através de capacitação em planos de continuidade das suas iniciativas empresariais;
- Melhorar as Práticas e Procedimentos de higiene e segurança no local de trabalho.
ABRANGÊNCIA E DURAÇÃO
As actividades deste projecto serão implementadas num período inicial de 3 anos, passível de ser ampliado e/ ou renovado. O projecto Nhluvuko é implementado na Província de Maputo, mas concretamente nos distritos da Matola e Boane.
ACTORES PRINCIPAIS
Este projecto tem 4 actores principais, nomeadamente os empreendedores e micro empresas, as entidades governamentais, a comunidade local e a Mozal. Os empreendedores e micro empresas são os beneficiários directos. Pelo menos 250 empreendedores e micro empresas serão assistidas para melhorarem as suas capacidades e habilidades de gestão e desenvolvimento de negócios assim como estarão expostos aos serviços financeiros.
REQUISITOS DE ACESSO
- Ser residente ou ter negócio na área de Abrangência;
- Submeter carta de manifestação de interesse;
- Submeter a ideia de negócio/projecto com relevância económica e social;
- Assinar o termo de assistência do projecto (Direitos e deveres das partes)
- Cumprir com os critérios específicos para cada grupo alvo
QUE RESULTADOS ESPERAR?
- Cerca de 250 empreendedores e proprietários de micro empresas capacitados em gestão de negócios e com habilidades de compreender as necessidades operacionais dos seus empreendimentos comerciais;
- Cerca de 250 beneficiários com planos de negócios elaborados e os proprietários e gestores com capacidade de apresentar a estrutura de custos e benefícios do seu negócio;
- Pelo menos 50% (125) micro empresas formalizadas e operacionais;
- Criado um fundo rotativo para crédito com condições especiais e com disponibilidade de USD 800,000, financiado pela Mozal e comparticipado pela Gapi;
- Financiados pelo menos 70% beneficiários, dos quais 30% são mulheres e 30% são jovens;
- Pelo menos 70% de beneficiários de crédito, beneficiados de 15% de subvenção depois de amortizado em 100% o valor financiado nas condições previstas;
- Cerca de 250 beneficiários capacitados em contabilidade básica e 70% com um sistema simplificado de registo dos fluxos financeiros dos seus negócios;
- Pelo menos 70% beneficiários capacitados em gestão de crédito e obrigações fiscais e com habilidades de relacionamento saudável com terceiros e com cumprimento regular das suas obrigações (créditos, salários, INSS e fisco);
- Cerca de 250 beneficiários capacitados em plano de continuidade de negócios e habilitados de conhecimentos das acções a tomarem em caso de ocorrência de desastres naturais ou outro fenómeno anormal;
- Cerca de 250 beneficiários capacitados em higiene e segurança no local de trabalho e habilitados de conhecimentos e práticas das normas e procedimentos que asseguram o bem estar dos trabalhadores e clientes.
COMO NOS CONTACTAR:
Av Samora Machel,
Nr 323 – 4º Andar. Maputo – Moçambique
T: (+258) 21 316 505 F: (+258) 21 316 827
E: nhluvuko@gapi.co.mz CP: 2909
Siga as nossas redes sociais: