Sucata de terrorismo, incentiva indústria de reciclagem

– Actividade de recolha e reciclagem em Cabo Delgado é financiada pelo Fundo de Resiliência

Recolher e reciclar sucata abandonada na via pública é um novo negócio que Lansana Souare abraçou com o apoio do Fundo de Resiliência em vários distritos de Cabo Delgado. “Este negócio tem impacto social e económico interessante. Primeiro nas mentes da população porque ajuda a apagar algumas marcas da destruição de viaturas e equipamentos causados pelos terroristas. Além disso, através da reciclagem surgem novas pequenas indústrias que convertem sucata de ferro em utensílios metálicos” – explicou Bruno Torres, gerente da Gapi, instituição que implementa o Fundo co-financiado pela USAID.

A recolha destes destroços nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade, Muidumbe, Macomia, Quissanga, Meluco e Montepuez, na província de Cabo Delgado incentiva o surgimento e desenvolvimento de Indústrias locais de reciclagem de ferro velho que é usado na fabricação de fogões artesanais, ferros de engomar, máquinas de produção de materiais de construção civil, dentre outras.

Torres teceu ainda considerações sobre o impacto que esta actividade tem para as famílias envolvidas neste processo. Algumas famílias de comunidades de zonas afectadas pelos ataques terroristas ganham algum dinheiro. “É um conjunto de pequenos negócios que criam empregos na camada jovem e na limpeza das zonas onde estão mais centradas as sucatas abandonadas e queimadas. Apoiamos este negócio porque tem reciclagem de material, limpeza de lixo e novos empregos” – explicou o gerente da Gapi.

Lansana Souare, de 53 anos e pai de 6 filhos, é proprietário da empresa que se dedica a esta actividade e que para iniciar este negócio beneficiou de um primeiro crédito no valor de 500 mil meticais. “Este meu negócio ajuda a tirar dos locais públicos os lixos do terrorismo e ajuda outros a fazerem novos negócios.”

O Fundo de Resiliência é concebido para fornecer prioritariamente crédito combinado com assistência técnica, por isso Souare se beneficiou de apoio para o registo do seu imóvel e elaboração do seu plano de negócios, culminando com a obtenção do seu primeiro financiamento.

Share
Leave comment