Não digo adeus, digo até logo!

É com estas palavras que Castiga Mate se despediu dos seus colegas, na Gapi, instituição na qual ingressou em Maio de 2009, como estagiária no sector de Informática. Após três meses de estágio, em Agosto do mesmo ano foi integrada como efectiva no mesmo sector, exercendo as funções de técnica de informática até finais de 2012.

A partir de 2013 “Castiga pediu para ser desafiada à novas funções, que significavam muito trabalho e ela se superou. Me recordo de muitos fins de semanas em que ela ficava a trabalhar para ajustar e finalizar relatórios. Ela é um grande exemplo para esta nova geração que se vem juntando a esta família”, testemunhou António Souto, Conselheiro Principal da Gapi e PCE na altura da mudança referida.

De facto, em 2013, Mate passou a fazer parte do então Departamento de Gestão de Fundos, uma área que respondia a Direcção de Operações, na altura liderada por Anabela Mucavele, que acumulava com as funções de Administradora. Como não podia deixar de ser, ela também teceu algumas considerações sobre Castiga, tendo destacado “o seu brio profissional, dedicação, força e vontade de aprender. Ela se mudou para uma área que exigia de si muita bagagem relacionada aos números e não decepcionou. Hoje, quando olhamos para o seu percurso na Gapi, só temos motivos de orgulho”.

Falando numa cerimónia que teve lugar na sede da Gapi, em Maputo, Castiga disse: “Nunca imaginei que este momento chegaria tão rápido, apesar de vários anos já se terem passado, parece que foi ontem que recebi aquelas boas-vindas tão carinhosamente. Cada um de vocês marcou definitivamente a minha história, felizmente de forma muito positiva que com certeza levarei por toda a minha vida”.

Prosseguindo, destacou que “Foram muitos momentos alegres, outros nem tanto, mas todos eles contribuíram imensamente para que eu crescesse profissionalmente e, sobretudo, pessoalmente. Quero agradecer por cada segundo dispensado comigo, por cada sorriso, por cada bom dia e principalmente pelo conhecimento partilhado. Saio daqui feliz com os amigos que fiz e a família que descobri. Esta despedia não significa um adeus, apenas o ultrapassar de mais uma etapa”.

Castiga Mate, disse ainda que leva cada um dos colegas no pensamento, com uma gratidão enorme pela oportunidade e pela satisfação proporcionada quando mais precisava.

“Que o sucesso continue ao lado de cada um de vocês e a felicidade seja uma companheira assídua, assim como foi minha, durante todo o período que trabalhei com vocês. Bem haja, a todos vós e sobretudo,  Bem haja e muitos sucessos a Gapi!”

Durante a despedida, vários colegas enalteceram os feitos e virtudes de Castiga e a agraciaram com pequenas recordações, dentre as quais se destacam o diploma de mérito e um galardão oferecido pela Comissão Executiva da Gapi.

No fim, a Chefe dos Recursos Humanos, Gertrudes Matola, reiterou os elogios dos que a precederam, apelou aos restantes colegas para que sigam o exemplo da Castiga, uma vez que “poucos se podem orgulhar de terminar uma parte importante da sua jornada, com ficha limpa, sem máculas. Parabéns Castiga, saiba que as portas da Gapi sempre estarão abertas para si”.

Share
Leave comment