A Direcção Provincial da Indústria e Comércio (DPIC), representada pelo Director Provincial Joel Julião Nhassengo, e a Gapi – Sociedade de Investimentos, S.A. (Gapi-SI, SA), representada pelo Presidente da Comissão Executiva, Adolfo Adriano Muholove, estabeleceram um Memorando de Entendimento com o propósito de promover investimentos e fortalecer o empresariado na Província de Maputo.
Este memorando visa trabalhar em conjunto para mobilizar recursos destinados ao fomento e desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), contribuindo para a inclusão económica, social e financeira, e gerando impactos positivos no desenvolvimento económico local.
O acordo define as bases de colaboração para a implementação de actividades voltadas à mobilização de recursos, apoio técnico e financeiro às MPMEs, e promoção de cadeias produtivas nos sectores de agricultura, pesca, indústria, comércio e serviços. Pretende-se, com essas iniciativas, aumentar a produção, gerar empregos e ampliar a renda.
“Queremos agradecer a oportunidade que temos de trabalhar com a Gapi, no sentido de fazermos aquilo que o memorando preconiza. A nossa grande meta é assegurar que mais cidadãos da nossa província tenham emprego. E este emprego acontece por via de micro, pequenas e médias empresas”, disse Joel Nhassengo.
Já Adolfo Muholove disse que com o memorando “pretendemos identificar sectores prioritários para o investimento estratégico; desenvolver programas que modernizem e ampliem as capacidades operacionais do empresariado local; capacitar agentes económicos, oferecendo assistência técnica e ferramentas financeiras; integrar MPMEs em cadeias de valor e mercados formais; e criar instrumentos e serviços financeiros que estimulem o crescimento empresarial”.

