– Kelven Momade se tornou num empreendedor que garante emprego a outros jovens
Kelven Momade Chaquil Nazemul, jovem Solteiro de 24 anos de idade, natural de Angoche-Nampula, residente na Cidade de Cuamba, beneficiou de treinamento em empreendedorismo e gestão de negócios no 3ᶛ Ciclo de formação do Projecto Incubox – Caixa Aberta, uma incubadora de negócios promovido pela Gapi e financiada pela União Europeia.
Kelven como outros tantos jovens acedeu à formação através de um concurso onde apresentou e defendeu uma ideia de negócio, ganhando 3 meses de treinamento entre Novembro 2022 e Fevereiro 2023 e alguns recursos básicos para iniciar um negócio, nomeadamente um Smartfone para pesquisas e um valor de arranque de 20.000.00 Mt. O treinamento incluiu sessões sobre empreendedorismo, gerar, iniciar e desenvolver um negócio, complementado por workshop`s, mentoria e assistência técnica pós-formação.
Kelven já vinha tentando empreender há algum tempo, não tendo obtido sucesso na tentativa de desenvolver um negócio que era seu sonho: prestação de serviços de lavagem de veículos. Mesmo não tendo conseguido o investimento necessário, Kelven não parou, experimentou vários negócios fixando-se na criação e venda de frangos e, em julho de 2023 ao notar que em Cuamba o frango vivo tem muita procura, decidiu iniciar o projecto adequando um alpendre na casa de seus avôs onde mora.
Iniciou a criação com 50/60 pintos, evoluindo paulatinamente até 100 por ciclo de 45 dias, evoluíndo a sua receita de 15.000/18.000 para 30.000 Mt/ciclo. Como o mercado estava a corresponder, decidiu aumentar a produção, mas os recursos financeiros não eram suficientes, dai que recorreu novamente à incubadora que lhe assessorou e em Setembro 2024 acedeu a um crédito de 50.000 Mt do produto “Impulso Negócio Jovem”, especialmente criado para apoiar iniciativas juvenis. Com o impulso recebido melhorou as instalações e aumentou os insumos avícolas incrementando a produção de 100 para 300 frangos por lote, ascendendo a uma receita bruta aproximada de 90.000 Mt.
Kelven é solteiro, vivendo ainda com seus avôs, por isso ainda com desafios enormes para organizar a sua vida pessoal, sonhando adquirir um espaço onde construirá um aviário maior e, futuramente, sua própria residência. O projecto já dá emprego a mais dois jovens que apoiam desde o maneio do aviário até à comercialização dos frangos.
Kelven é hoje um jovem com esperança renovada, olhando a vida com mais optimismo, acreditando na sua própria capacidade de se tornar um empreendedor de sucesso. Esta é conclusão que se pode chegar ao ouvir o seu comentário numa das visitas de acompanhamento e “coaching”: Sinto que estou preparado para cuidar dos meus negócios e crescer e poder ter minha própria casa e formar uma família!