– Horácio Venâncio Luciano, de 24 anos, beneficiou de capacitações e financiamento para iniciar um negócio de criação de frangos que já garante alguns empregos
Horácio Venâncio Luciano é um jovem de24 anos de idade de origem camponesa que em Novembro 2022 decidiu enveredar pelo caminho do empreendedorismo, abraçando uma oportunidade de formação oferecida pela Gapi através do projecto Incubox no distrito de Mecanhelas, Niassa, concorrendo com apenas uma ideia de negócio. Lá, foi treinado a gerar, iniciar, desenvolver e manter um negócio no mercado, através dos pacotes formativos. GSIN (Gere Sua Ideia de Negócio), CDSN (Comece e Desenvolva o Seu Negócio) da OIT, combinado com (HV) (Habilidades de Vida), uma capacitação que associa aspectos teórico-práticos de gestão de negócios e postura social por forma a tornar o empreendedor um servidor útil na sua comunidade.
Focado no saber fazer, a formação comporta diferentes técnicas de treinamento, desde debates em sala, seminários temáticos, mentoria por empresários locais reconhecidos, um valor de 20 mil meticais, para o inicio do negócio e um Smartfone para realizar pesquisas sobre o negócio e mercados.
Munido das ferramentas técnicas, alguns recursos e, sobretudo, de determinação, o jovem Horácio, em Fevereiro de 2023 instalou o seu negócio de criação e venda de frangos de corte para o seu auto-emprego e para suprir a falta de frango vivo na Vila de Mecanhelas. Nas suas modestas instalações, de uma produção inicial de 50 frangos por ciclo (45/60 dias) foi incrementando até atingir 100 frangos com uma média de receita de 25.000 a 30.000 Mt.
Animado com os resultados e verificando uma crescente procura, decidiu aumentar a produção, mas como lhe faltassem recursos financeiros, em Setembro 2024, recorreu novamente à incubadora que lhe assessorou e foi financiado 40 mil meticais pela Gapi, através de uma janela de apoio à juventude denominado “Impulso Negócio Jovem”, tendo investido principalmente na aquisição de insumos avícolas (pintos, vacinas, vitaminas e ração) e incrementou a produção, passando de 100 para 200 frangos por ciclo, alcançando uma receita de aproximadamente 60.000 Mt/ciclo.
O negócio lhe proporciona um emprego digno, uma renda que custeia as despesas básicas da sua família, esposa e dois filhos menores e, dá emprego ao seu próprio Pai que lhe ajuda no maneio do no seu pequeno aviário.
O Impulso Negócio Jovem é um produto do Fundo de Resiliência, um instrumento de financiamento sustentável, concebido para fornecer crédito combinado com assistência técnica a MPMEs afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth e pela pandemia da Covid-19. O mesmo visa também alavancar a infra-estrutura existente na Gapi e desenvolver capacidades de intermediação financeira e assistência técnica para fazer face às restrições de crédito enfrentadas pelas empresas-alvo.