Instituições Financeiras de desenvolvimento devem actuar como facilitadores da industrialização e integração regional

– Defendem CEOs das IFD da região da SADC

As Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFD) da região da SADC membros do DFRC (Development Finance Resource Centre – Centro de Recursos para o Financiamento do Desenvolvimento) reuniram o seu fórum de CEOs (Presidentes/Directores Executivos), nas Seycheles, para discutir o seu papel na facilitação da industrialização e integração regional.

“Encontramo-nos num momento crítico da economia mundial, confrontados com retrocessos e choques significativos que afectam  sistemas económicos em todo o mundo. O crescimento global está a abrandar. Desde a crise financeira de 2007, temos lutado para alcançar um crescimento robusto, em 2024, o crescimento global previsto é de 3,2%, contra 3,7% (2010-2019). Estamos a debater o papel das instituições de financiamento do desenvolvimento na transformação do sector industrial e na e na criação de cadeias de valor industriais regionais”,  disse Rian Coetzee da Industrial Development Corporation of South Africa e membro do Conselho de Direcção da DFRC.

Para Coetzee, a industrialização é fundamental para diversificar as economias dependentes da exportação de matéria.prima, reforçar a resiliência, desenvolver a capacidade produtiva, alcançar um crescimento sustentado e criar emprego. A natureza única da indústria transformadora reside nos seus (i) Rendimentos crescentes dinâmicos à escala;(ii) Elevado potencial de aprendizagem através da prática; (iii) Desenvolvimento de capacidades tecnológicas e organizacionais; (iv) Importância para a balança de pagamentos; (v) Fortes ligações intersectoriais; (vi) e Papel catalisador do progresso tecnológico em toda a economia.

A Gapi se fez representar pelo seu Presidente da Comissão Executiva, Adolfo Muholove, que  partilhou a experiência de 34 anos que esta instituição tem no financiamento à industrialização, tendo destacado “o impacto que a nossa intervenção teve na criação de empregos e na criação de soluções locais através destas pequenas indústrias ao longo de todo o país. Aliás, basta lembrar que, surgimos como Gabinete de Apoio à Pequena Indústria, portanto financiamos e capacitamos gestores e técnicos de várias indústrias e estamos prontos para responder aos desafios actuais, olhando para o mercado regional e continental”.

A SADC-DFRC, que conta com 41 membros oriundos de 15 países da região, é uma instituição subsidiária da SADC estabelecida ao abrigo do Protocolo sobre Financiamento e Investimento (FIP) e tem como mandato promover a mobilização efectiva de recursos pelo sector financeiro, em particular as IFD, para investimento em áreas-chave com potencial para estimular o crescimento sustentável e inclusivo, gerar emprego e aliviar a pobreza, em consonância com os objetivos da SADC no âmbito do Plano de Desenvolvimento Estratégico Indicativo Regional (RISDP) 2020-2030 revisto.

A reunião de Seycheles foi ocasião também para que o executivo da DFRC, através do seu CEO, Stuart Kufeni, procedesse a entrega de um certificado de membro à Gapi, que aderiu à esta organização em março de 2007.

A Gapi é também membro da Associação Africana das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (AADFI) que anualmente faz uma avaliação conhecida pela sigla PSGRS (Prudential Standards, Guidelines and Rating System), tendo em 2023 alcançado 92% no índice de conformidade com as normas e a categoria B+ na avaliação do seu potencial impacto no desenvolvimento.

Share
Leave comment