Gapi, Emose e Pula lançam seguros agrícolas e pecuários

A Gapi-SI, a Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) e a Pula Advisors AG assinaram recentemente, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE) no qual as partes comprometem-se a trabalhar em conjunto no domínio dos seguros agrícolas, pecuários e em projectos semelhantes que possam ser originados pelas partes.

O âmbito deste MdE consiste em fornecer um quadro geral para a cooperação entre as partes, definindo as funções e responsabilidades gerais, a comunicação, o início, bem como a duração e a cessação, a propriedade intelectual, a confidencialidade, a garantia, a responsabilidade e a legislação e a jurisdição aplicáveis.

Adolfo Muholove, Presidente da Comissão Executiva da Gapi, disse na ocasião que “este é um instrumento primário para o sector agrícola e vai promover o crescimento seguro de várias cadeias de valor, minimizando o risco, quer para a Gapi, quer para o beneficiário. É um produto novo, cujos aspectos legais e regulamentares estão a ser aprimorados, de modo a melhor servir aos operadores dos sectores agricola e pecuário. Para nós gapi, entanto que Instituição Financeira de Desenvolvimento, este instrumento vai contribuir para o cumprimento da nossa missão que é promover o empresariado nacional, a inclusão financeira, social e económica”,  concluiu Muholove

“É com enorme gosto que assinamos este memorando que visa a materialização e implementação do seguro Agrícola em Moçambique, porque já há anos que a EMOSE é desafiada, mesmo a nível do governo, para implementar uma solução de seguro para o sector da agricultura e nós, com a nossa experiencia e representação nacional, sentimo-nos comprometidos para que esta solução fosse efectiva”. Começou por considerar Janfar Abdulai, Presidente do Conselho de Administração da EMOSE, que prosseguiu dizendo que “alegra-nos o facto de a Gapi ter acolhido a nossa proposta de junto caminharmos na materialização desta solução nacional, que vai trazer uma maior comodidade e confiança aos produtores agrícolas e pecuários. Gostaria muito de repetir as palavras do PCE da Gapi sobre a enorme importância deste produto, dada a vulnerabilidade que o nosso país apresenta. Nós temos anualmente acompanhado de forma cíclica os eventos climáticos e uma solução como esta, vai, de certa forma, dar segurança aos operadores”.

“Para a Pula, como uma empresa internacional, que desenvolve produtos de seguro agrícolas, pecuários, de fauna bravia e de desastres tropicais e pelo facto de sermos especialistas a nível global, vimos a necessidade de continuar a parceria com a EMOSE, para implementação do seguro agrícola em Moçambique. Somos assessores da EMOSE e da Gapi, para o desenho e implementação e operacionalização deste seguro no terreno e estamos muito felizes porque, a partir de agora, os nossos produtores passam a ter uma solução que vai criar resiliência para eles, uma vez que, sempre que há calamidades, estas os afectam e à sua produção, o que acaba afectando a segurança alimentar e economia do nosso pais”, Considerou Elisa Manhique, representante da Pula.

De um modo geral, esta parceria visa o desenvolvimento e implementação da cobertura de seguro agrícola, juntamente com programas de crédito, bem como outros identificados com a intenção de assegurar pelo menos 50.000 mil agricultores em Moçambique. Os produtos de seguro deverão cobrir as diferentes cadeias de valor das culturas de acordo com a elegibilidade da cobertura, entre outros.

Share
Leave comment