Finanças para o Desenvolvimento é um conceito que busca o alinhamento de políticas de financiamento com as prioridades económicas sociais e ambientais e a Gapi, entanto que Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) o integrou na sua estratégia e o levou à 58º edição da Feira Internacional de Maputo -FACIM.
Este É um conceito dinâmico que, actualmente, tem como foco a Agenda 2030 e, por conseguinte, a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Gapi desenvolveu metodologias para estruturar e implementar projectos e programas focados na assistência a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) capazes de gerar empregos e estimular as economias rurais. Nestes projectos a Gapi combina instrumentos para implementam o chamado “tripé da sustentabilidade” que envolve três princípios: o económico, o social e o ambiental.
Como instituição nacional envolvida em finanças para o desenvolvimento, e sensibilizada pelo recente apelo do Secretário Geral das NU – “É necessária uma mudança fundamental– em termos de compromisso, solidariedade, financiamento e ação – para colocar o mundo num caminho melhor. E é necessário agora”, a Gapi criou agora uma plataforma de comunicação, através da qual se propõe alargar aos seus parceiros, a acção pela realização dos ODS.