Jovens Organizam Comercialização de Pescado em Niassa

Projecto Projecta Jovem é implementado em parceria com a Gapi e a Chicoa Fish Farm

Dez Unidades de Comercialização do pescado foram estabelecidas na Província do Niassa, integrando 40 jovens oriundos dos distritos de Lichinga, Mandimba e Cuamba, no âmbito do projecto de Promoção da Comercialização Aquícola e actividades de Formação em Desenvolvimento Empresarial Para Jovens No Niassa.

Executada pela Gapi e pela Chicoa Fish Farm, esta actividade faz parte do projecto  “Projecta Jovem”, uma iniciativa da Organização Internacional de Trabalho (OIT) em parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) focada na criação  de “Trabalho Digno para Jovens em Moçambique (DW4YM)” e é financiado pelo FIDA.

O projecto tem como prioridade criar mais e melhores oportunidades de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, no Norte de Moçambique, através do desenvolvimento de competências técnicas/vocacionais e empreendedorismo, com um foco no desenvolvimento do agronegócio e investimentos em infraestrutura.

Nesta fase piloto, para esta actividade específica, foram submetidas 138 candidaturas, das quais 87 Homens (63%) e 51 Mulheres (37%), tendo sido apurados 40 candidatos, sendo 21 Homens (52%) e 19 Mulheres (48%).

“Realizámos sessões de capacitação baseadas no módulo de empreendedorismo, tendo, dentre vários conteúdos abordados se destacado tópicos como: marketing, gestão de pessoas, responsabilidade legal da empresa, cálculo de custos e preços, planeamento e gestão financeira, capital inicial e gestão de clientes”, explicou Rui Amaral, Director da Área de Capacitação e Consultoria Empresarial na Gapi.

No contexto da capacitação/formação dos beneficiários, foram também realizadas sessões de palestras ministradas pelos técnicos dos Serviços Distritais de Actividades Económicas com o tema “Como e porquê formalizar a minha empresa”.

Paralelamente e ao abrigo das acções de assistência, acompanhamento e monitoria às unidades de negócio, os beneficiários são assistidos e apoiados na formalização, implementação e fortalecimento de parcerias vantajosas com vista a garantir a materialização e consolidação dos seus negócios. Foram, neste âmbito, estabelecidas ligações de mercado entre as Unidades de Comercialização e operadores privados (através de assinatura de memorandos).

Para o alcance de maior número de beneficiários, foram realizadas sessões de divulgação directa da actividade junto a Instituições de Ensino (escolas secundárias e técnico profissional), associações juvenis, nos principais mercados e nas rádios comunitárias.

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