O 1º de Março é a data de constituição formal da Gapi. Neste ano, 2019, celebramos o nosso 29º aniversário e temos uma razão especial para comemorar o dia.
Neste 29º aniversário, além dos resultados obtidos nas nossas intervenções com vista a um desenvolvimento mais inclusivo, comemoramos a conquista de um “rating A+” no âmbito das avaliações de desempenho organizadas pela Associação Africana das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (AADFI).
Alcançámos um “rating A+” porque, em 2018, obtivemos uma pontuação de 89% na avaliação sobre adequação e conformidade com as normas de governação, operacionalidade e sustentabilidade estabelecidas pela AADFI. Isto é uma conquista que nos coloca entre as melhores instituições financeiras de desenvolvimento (IFD) em África.
O “rating A+” que agora alcançámos é também um orgulho para Moçambique. Não são muitos os países africanos que apresentam IFD inscritas no seu sistema financeiro formal com padrões de governação como os estabelecidos pela AADFI e pelo BAD.
Alcançar um “rating A+” a nível da AADFI é, primeiramente, o resultado do trabalho de uma equipe de cerca de 160 técnicos nacionais e das várias instituições parceiras, mas não só.
Desde a sua fundação, em 1990, a Gapi alicerça-se e cresce com o empenho de accionistas, clientes e de parceiros que, através desta IFD, investem num desenvolvimento inclusivo de Moçambique.
Juntos temos demonstrado que Moçambique tem uma instituição nacional credível e competente para conceber e implementar programas de desenvolvimento económico focados em:
- Promover a iniciativa empresarial nacional;
- Contribuir na edificação de um sistema financeiro mais inclusivo
O “rating A+” que conquistámos reflecte os resultados e objectivos realizados em programas focados na:
- Criação e consolidação de empresas;
- Inclusão Financeira;
- Empoderamento da Mulher Empreendedora;
- Fomento de Juventude empresarial inovadora;
- Inovação agrícola e segurança alimentar e nutricional;
- Desenvolvimento rural
Com esta conquista reforça-se o compromisso da Gapi de contribuir para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG).