No âmbito do trabalho que a Gapi-SI, em parceria com a SNV, tem estado a realizar para promoção do autoemprego de jovens e mulheres, O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, teve a oportunidade de poder testemunhar uma sessão de formação facilitada pela Gapi que visava apoiar os jovens a identificar oportunidades de negócios e capacita-los sobre planificação também de negócios. O Ministro fazia-se acompanhar do chefe do Departamento de Promoção do Empreendedorismo do seu Ministério e pelo respectivo Director Provincial.
O Ministro mostrou-se contente por saber que até ao presente mais de 120 jovens já obtiveram a formação em planificação de negócios e que na semana que se segue mais 20 também serão formados. Houve ainda espaço para explicar que as formações são o primeiro passo do trabalho e que, posteriormente, a Gapi ajuda os jovens a elaborar os seus planos de negócios, dá assistência na criação e legalização das suas empresas, financia as iniciativas viáveis e faz o acompanhamento e aconselhamento técnico para garantir o sucesso das iniciativas empresariais.
A parceria entre a Gapi e a SNV complementa o programa Agro Jovem, pois por outro lado a Gapi também está a capacitar os professores das Instituições técnicas profissionais do ramo agropecuário para promoverem o espírito empreendedor no seio dos estudantes finalistas e graduados.