A Gapi comemora hoje, dia 1 Março, o seu 27º Aniversário. A 1 de Março de 1990 o Conselho de Administração do Banco Popular de Desenvolvimento (BPD) e a Direcção da Fundação Friedrich Ebert (FFE) formalizaram a conversão do projecto financiado pela Alemanha de apoio à pequena indústria numa empresa nacional.
A Gapi,Lda iniciou a sua actividade com três técnicos nacionais e um alemão, um capital inicial equivalente a 70 mil Meticais e um espaço de trabalho nas instalações da FFE na Avenida Tomás Nduda, em Maputo, constituído por uma garagem e um gabinete.
Com este início modesto e no decurso de 27 anos, a Gapi criou uma rede de representações e instituições parceiras que lhe permite operar em 105 distritos através de um total de 12 programas de desenvolvimento com foco nas áreas de segurança alimentar, inclusão financeira e finanças rurais, bem como promoção da juventude e mulher empreendedora.
Hoje, a Gapi é reconhecida no foro das Instituições Financeira de Desenvolvimento de África como uma das entidades com melhor desempenho. Tem uma estrutura acionista baseada numa parceria público-privada e está registada como uma Sociedade de Investimento (Gapi-SI) regulada pela Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras. Os seus activos totais ascendem a cerca de 2.3 mil milhões de Meticais e tem um quadro de pessoal técnico de 150 colaboradores.
(veja o nosso perfil)