Ruby Mining e Gapi promovem educação financeira

Ruby Mining e Gapi promovem educação financeira

A Montepuez Ruby Mining (MRM), em parceria com a Gapi – Sociedade de Investimentos, está a promover junto das comunidades do Posto Administrativo de Namanhumbir, província de Cabo Delgado, diversas accões formativas relacionadas com a gestão financeira, investimentos e consumo racional. O objetivo é viabilizar o crescimento sustentável em todas as atividades desenvolvidas pelas comunidades.

Até ao momento, 85 pessoas residentes nas comunidades de Nseue, Chimoio e Mpuho beneficiaram do primeiro ciclo de formação e espera-se a inclusão no segundo ciclo, das comunidades de Nanhupo, Namanhumbir, Nanune, Mpupene e Nsembia.

Os beneficiários foram dotados de conhecimentos básicos sobre matérias relacionadas com gestão monetária, poupança e investimento. Acredita-se que, com esta accão, será melhorada a consciência e a capacidade de tomada de decisão das pessoas no seio das comunidades.

Ao longo da formação, foram criados três grupos de Poupança e Crédito Rotativos: na comunidade de Nsewe foi denominado Nova Vida, Poupança Salvação na comunidade de Chimoio e Niussane na comunidade de Mpuho, nas quais foi possível pôr em prática e avaliar a efectividade das lições apreendidas.

O gestor da Gapi em Montepuez, António Ngonha, anotou que a iniciativa está a surtir os efeitos desejados. “Durante quatro meses, o grupo Nova Vida poupou 62.600,00 meticais e esse valor circulou entre os membros do grupo em forma de empréstimo, permitindo acumular juros na ordem de 15.910 meticais

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu