Reputação da Gapi reconhecida em África

A Gapi manteve o rating “A” entre as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) membros da AADFI (Associação Africana das Instituições de Desenvolvimento), tendo obtido 85% de adequação e conformidade com as normas de gestão e sustentabilidade estabelecidas. Esta classificação decorre de uma avaliação anual ao desempenho das instituições financeiras afiliadas à AADFI e à luz de um sistema designado por PSGRS (Prudential Standards, Guidelines and Rating System).

A AADFI conta presentemente com cerca de 60 instituições financeiras envolvidas nas finanças para o desenvolvimento de África. Esta associação foi constituída em Março de 1975 sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Em 2008 os seus membros aprovaram os PSGRS como um modelo e instrumento de avaliação do desempenho das instituições financeiras de desenvolvimento.

O BAD, como instituição financeira de desenvolvimento (IFD) de âmbito continental, apoia a AADFI a implementar os PSGRS entre os seus membros, tendo em vista promover a consolidação das IFDs nacionais africanas. Os PSGRS avaliam as instituições afiliadas em três áreas chave, nomeadamente: Governação, Finanças e Operações. Esta avaliação é escrutinada por empresas de auditoria externa, internacionalmente reconhecidas.

A Gapi vem participando neste mecanismo de avaliação desde 2011.Este é o segundo ano consecutivo que obtem um “rating A”.

Deixe uma resposta

Close Menu