Programa Agro-Jovem Ampliado a todo o País

“O Programa Agro-Jovem superou a fase piloto e, a partir do próximo mês de Maio, vai ser ampliado a todo o País” – anunciou o coordenador do Programa, Rui Amaral, na sequência de um seminário organizado pela Gapi a 3 de Março em Maputo com os parceiros de implementação. O Agro-Jovem é uma iniciativa da Gapi com o apoio da DANIDA e que foi lançado em Junho de 2015 pelo Presidente da República.

Durante a fase piloto o Comité de Avaliação recebeu 30 propostas e aprovou para financiamento 12 projectos situados nos distritos de Chokwe, Vanduzi, Báruè, Chimoio, Mocuba, Nampula. Nesta fase, com o apoio financeiro da DANIDA a Gapi investiu um total de aproximadamente 8 milhões de meticais no apoio aos seis parceiros e financiamento aos jovens. A Gapi e seus parceiros estão a acompanhar o desempenho dos negócios dos jovens que beneficiam de assistência técnica e financeira.

A nova fase deste programa terá início com a inclusão de novos parceiros de implementação de modo a que passe a existir mais diversidade de experiência e pelo menos uma a duas instituições de ensino por província. A fase-piloto envolveu seis instituições de ensino e abrangeu 7 polos de desenvolvimento localizados em 7 diferentes províncias.

Para a nova fase, além de instituições de ensino técnico de nível médio e superior, a Gapi contratou os serviços especializados de organizações como a AIESEC, Global Shapers e DevMoz. Através do envolvimento destes novos parceiros, a Gapi pretende disponibilizar para as instituições de ensino envolvidas e os jovens por elas promovidos as experiências de promoção de empreendedorismo que têm sido implementadas noutros países.

O seminário do dia 3 de Março concentrou-se na avaliação da fase piloto e entre outros aspectos realçou a necessidade de mais e melhor informação ao público. Neste sentido, Rui Amaral,coordenador do programa, anunciou que durante esta nova fase será lançado um website e um blog que permitirá uma melhor troca de informações entre os participantes.

Durante o encontro, António Souto, Administrador Delegado da Gapi, realçou a importância de nesta nova fase os critérios de avaliação das candidaturas valorizarem mais o espírito inovador das propostas, assim como o carater do proponente e a sua inserção e relação com o mercado. “Os novos negócios propostos pelos parceiros e seus jovens não terão sucesso só porque as suas projecções estão assentes em folhas de cálculo bonitas. É preciso que o novo negócio responda a necessidades reais do mercado; é também indispensável que o jovem demonstre ter uma postura empreendedora de trabalho árduo, persistência e criatividade”- afirmou.

 

Para mais informações visite : www.agrojovem.co.mz

This Post Has 2 Comments

  1. Boa noite,so um jovem batalhador peso para que se a reunião chegar em Nampula que mi dêem sinal para poder participar

    1. Bom dia. Para mais informações contacte a nossa delegação de Nampula pelos seguintes endereços e contactos: Av. 25 de Setembro , nº 1023
      Tel .26218276; Fax 26218543
      Cel: Serv : 826012820
      Gerente : 824174070
      Email: gapi.nampula@gapi.co.mz ou joao.maunze@gapi.co.mz

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu