Jovens e mulheres contribuindo para a “fome zero”

Jovens e mulheres contribuindo para a “fome zero”

Saúdo o contributo da Gapi na promoção de Mulheres e Jovens empresários na área agrícola. Estão a fazer crescer novos empresários para reduzir a fome. Nos produtos que aqui vejo percebo que temos muito potencial.” – afirmou o Presidente da República, durante a cerimónia central do lançamento da campanha agrária, realizada no distrito de Nhamatanda, Sofala, no dia 28 de Outubro.

Filipe Nyusi, dirigiu-se em particular a uma dezena de jovens e mulheres que estavam reunidos em volta do stand da Gapi. Este grupo faz parte das cerca de duas centenas de pequenas empresas beneficiárias de projectos de promoção empresarial concebidos e implementados no âmbito do programa da Gapi para a melhoria da segurança alimentar e nutricional sob o lema “Moçambique no aumento da produção e produtividade agrária, rumo a fome Zero”.

A Gerente da Gapi na província de Sofala, Wilma Nhavoto recordou na ocasião que o programa Agro-Jovem lançado pelo Chefe de Estado já beneficiou mais de 100 novas empresas com um montante na ordem dos 60 milhões de Meticais. Acrescentou que no corredor da Beira e com o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento a Gapi tem vindo a implemente um programa de empoderamento da mulher e suas capacidades empresariais, abrangendo oito distritos.

Além destes projectos dirigidos a grupos específicos, a informação disponível no stand da Gapi referia a intervenção desta instituição financeira de desenvolvimento no financiamento a pequenas empresas operando nas cadeias de valor agrícola. Os dados relativos ao fim do exercício de 2018 revelavam a existência de financiamentos a cerca de 400 empresas agrícolas com um montante na ordem dos sete milhões de US dólares.

A comercialização agrícola tem igualmente beneficiado da intervenção da Gapi que,  numa ação conjunta com o Instituto de Cereais de Moçambique, através linha de crédito à comercialização agrícola (LCCA) financiou no primeiro trimestre de 2019 cerca de 30 empresas com um montante de 80 milhões de meticais.

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu