Gapi financia padarias em Maputo

A padaria Boquisso, localizada no bairro Boquisso, em Maputo, recorreu à Gapi-SI para um financiamento destinado à aquisição de equipamento para reforçar a quantidade de pão ali produzido. O empréstimo foi aceite, uma vez que a Gapi tem a segurança alimentar como uma das suas áreas de foco prioritário e oferece assistência ao desenvolvimento de negócios. Esta padaria iniciou as suas actividades em 2013 e tem contrato firmado com o Ministério da Defesa Nacional para fornecer cerca de 41.000kg de pão para as unidades militares de Maputo.

“Quando começamos a nossa actividade funcionávamos com um forno de seis bocas e tínhamos dezasseis trabalhadores. A zona não tinha nenhuma padaria e nós fomos pioneiros. Queríamos e conseguimos fazer com que as mamãs não tivessem que andar grandes distâncias para conseguir este produto de primeira necessidade, mas era difícil trabalhar devido ao equipamento limitado. Decidimos pedir financiamento a Gapi para adquirir mais material. Felizmente o nosso pedido foi aceite. Hoje, graças ao empréstimo, conseguimos ter mais dois fornos (de dezasseis e dezoito bocas), amassadeira, refrigerador, divisória manual e empregamos mais de oitenta trabalhadores.” – afirmou Eurídice Marina, representante da padaria. Este empréstimo serviu também para a construção de mais uma padaria, desta vez na zona de MEMO, na vila de Marracuene, que vai ajudar a comunidade daquela região a ter o pão nas proximidades e oferecer mais oportunidade de emprego para a comunidade local.

 

Refira-se que a Gapi se alinha aos objectivos do Governo de Moçambique em alcancar a segurança alimentar, mobilizando fundos públicos e privados.

Deixe uma resposta

Close Menu