Gapi Capacita Gestores da Cadeia de Valor de Leite Bovino

Gapi Capacita Gestores da Cadeia de Valor de Leite Bovino

A Gapi capacitou 21 gestores da organização não-governamental Land O’Lakes International Development em matérias ligadas à gestão e elaboração de planos para micro e pequenos negócios, os quais poderão replicar aos beneficiários que a ONG assiste.

Decorrida no passado mês de Julho do ano em curso, na Cidade de Chimoio, província de Manica, esta formação de formadores surgiu da necessidade dos implementadores do programa da Expansão das Oportunidades Agro-pecuárias e Leiteiras em Moçambique (MERCADO) terem de orientar os empreendedores dessa área da cadeia de valor de leite bovino para criarem as suas empresas.

O funcionamento da cadeia de valor do leite em Moçambique constitui preocupação do Governo, de parceiros nacionais e internacionais, pois pode servir para assegurar o melhoramento da segurança alimentar e nutricional, por via do consumo da carne e de produtos derivados do leite e garantir a renda familiar para vários produtores envolvidos na área.

Com a expansão da produção do gado no país, especificamente gado leiteiro, estima-se que existe um potencial de comércio que pode alcançar cerca de 10.000 beneficiários diretos, que podem ser pequenos e médios criadores, pequenas e médias agro-indústrias, cooperativas e outros intervenientes na cadeia de valor do leite em Moçambique, em particular no Corredor da Beira, zona geográfica abrangida pelo Projecto MERCADO.

Os formandos deste curso adquiriram competências para implementar o ciclo completo de um programa de formação que compreende o levantamento de necessidades de formação, formulação dos objectivos de formação, elaboração do respectivo programa, realização da acção formativa, acompanhamento e coaching.

Após a formação de formadores seguiu-se a formação dos pequenos produtores de leite bovino, ministrada pelos técnicos da Gapi, com a realização de dois cursos em Chimoio e na Beira, respectivamente, que contaram com a participação de 44 pequenos produtores dos quais 73% eram homens e as restantes mulheres.

 

Deixe uma resposta

Close Menu