Formação e financiamento da Gapi asseguram sucesso do Propesca

A Gapi-Sociedade de Investimentos e o IDEPA (Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura) estão a realizar em conjunto, na província de Nampula, um programa de formação de operadores da cadeia de valor da pesca de pequena escala. Na última semana de Outubro 20 operadores do sector de pesca entre eles pequenos pescadores, processadores e comerciantes de pequena dimensão, todos eles do distrito de Angoche, beneficiaram de formação em matérias de planificação de pequenos negócios de pescado. Esta capacitação insere-se na componente de assistência técnica apoiada pelo programa governamental Propesca e cuja implementação tem sido assegurada pela Gapi-SI em todas as províncias costeiras do nosso país. Através dos serviços financeiros da Gapi, desde finais de 2016 mais de uma centena de micros e pequenas empresas do sector tiveram acesso a créditos na ordem dos 65 milhões de Meticais.

A formação organizada e facilitada pela Gapi-SI, delegação de Nampula em colaboração com o IDEPA visa melhorar as habilidades de gestão dos operadores de pesca de pequena escala, assim como a estimular as ligações de mercado na cadeia de valor da pesca. De modo a aumentar os rendimentos e o desempenho dos negócios, sobretudo dos pequenos pescadores que na sua maioria ainda exercem a sua actividade piscatória com recurso a tecnologias e aprestos prejudiciais ao meio ambiente a Gapi organizou serviços financeiros orientados para as diferentes necessidades dos vários intervenientes.

Com a implementação do Propesca, a Gapi-SI está a promover o fomento de motorização no seio dos pescadores artesanais para garantir a produtividade e ligação dos pequenos pescadores com as empresas de processamento e de comercialização de pescado.

“Saímos daqui mais ricos. A formação ensinou-nos que é preciso modernizarmos a actividade e fazer dela uma solução que possa gerar rendimentos.” – disse Sabino Assane, Presidente da Associaçõa dos Pescadores de Angoche. O Secretário Permanente do Distrito de Angoche, Sr Ali Assane na cerimónia de encerramento da formação, dirigindo-se aos operadores de pesca apelou para a colaboração entre a Gapi, os pescadores e comerciantes “como forma de garantir o que é preciso para prosperar nos vossos negócios.”

O Director Regional Norte da Gapi, João Maunze informou que actividades semelhantes já estão a decorrer ou em preparação nos outros distritos e localidades da costa Norte de Moçambique abrangidos pelo Propesca.

Deixe uma resposta

Close Menu