Com Apoio da Gapi e Cepagri Produtores de Mafuiane Abastecem Supermercados

Produtores associados do regadio de Mafuiane, na província de Maputo, firmaram um contrato para o fornecimento de uma variedade de Pepino designada “Inglês”, com a cadeia de supermercados Shoprite.

Nesta primeira fase, o acordo prevê o fornecimento semanal de 630 embalagens (Matola; Malhangalene 120; e Costa do Sol) Cada embalagem pesa em média entre 500 e 600 gramas.

Trata-se de produtores apoiados pela Gapi no âmbito da operacionalização da componente ligada à cadeia de valor da horticultura, integrante do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo (PROSUL), que visa aumentar a renda dos produtores de hortícolas em 19 perímetros irrigados das províncias de Maputo e Gaza.

Ao abrigo deste programa, o consórcio implementador, introduziu a produção de hortícolas em ambiente protegido (Estufas e redes de sombreamento). O uso de Estufas ou redes de sombreamento é uma das medidas inovadoras que permitem produzir hortícolas na época quente garantindo a produção ao longo de todo o ano. A promoção da produção em ambiente protegido está também enquadrada na estratégia do projecto visando a minimização dos efeitos negativos das mudanças climáticas.

A Associação de Regantes de Mafuiane opera no distrito de Namaacha, num regadio com uma área de 164 ha subdivididos em 9 blocos e 254 parcelas de 0,64 ha cada (80 m × 80 m)e é constituída por 196 agricultores, dos quais 102 são homens e 94 mulheres, que gerem o regadio.

O Prosul é um programa do Governo de Moçambique, financiado Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (IFAD) e coordenado pela Cepagri.

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu