Agro-Garante viabiliza créditos a PMEs

O Fundo de Garantias de Crédito “Agro-Garante” facilitou até ao final do primeiro semestre de 2017 créditos bancários num montante em cerca de 150 milhões de Meticais a 65 pequenas e médias empresas envolvidas em agro-negócios. A Gapi, apoiada pela Embaixada da Dinamarca (DANIDA), concebeu e está a implementar desde 2015 este fundo de garantias a empréstimos bancários para ampliar o acesso a crédito pelas PMEs nas principais cadeias de valor do agro-negócio.

Até ao momento, o Agro-Garante prestou garantias a créditos concedidos por quatro bancos comerciais, nomeadamente BCI, BIM, BTM e FNB. Só no primeiro semestre do ano corrente, e apesar da retracção por parte dos bancos comerciais no financiamento à agricultura e ao agro-negócio em geral, já foram concedidos créditos bancários em montantes que ascendem a cerca de 40 Milhões de Meticais. Realçar que as 65 empresas beneficiadas pelos financiamentos garantidos pelo Agro-Garante empregam cerca de 1700 trabalhadores.

Este serviço financeiro já beneficiou pequenas e médias emp resas em oito províncias. As regiões que mais procuraram garantias de crédito são Zambézia, Tete, Nampula e Gaza. A Gapi, como gestora do Agro-Garante considera que o impacto e abrangência deste fundo de garantias pode ser melhorado e por isso está a introduzir ajustes.

A concepção do Agro-Garante teve inicialmente apoio da cooperação portuguesa através de assistência técnica disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Garantias Mútuas. Devido à falta de enquadramento legal para se implementar um sistema de garantias mútuas, a Gapi obteve apoio da Dinamarca para se implementar um instrumento alternativo, que é o actual Agro-Garante. Através desta opção, o Agro-Garante partilha o risco do crédito com os bancos como forma de os encorajar a aumentarem financiamento aos operadores do agro-negócio.

A concessão destas garantias permitiu a agricultores de pequena e média escala a expandirem os seus negócios através da obtenção de mais insumos para a produção e desta forma contribuiu na melhoria dos meios de comercialização.

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu