AGRA e Gapi juntos na dinamização do agronegócio

AGRA e Gapi juntos na dinamização do agronegócio

Milhares de operadores das cadeias de valor do agronegócio, dentre agricultores de pequena escala, comerciantes agrícolas e Pequenas e Médias Empresas poderão ver melhoradas as suas habilidades de gestão de negócios e aumentada a capacidade de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas, fruto da intervenção da Fundação Bill e Melinda Gates, através da AGRA (Aliança para Revolução Verde em África).

Para tal, foi lançado recentemente, em Chimoio, um projecto de Aceleração do Desenvolvimento do Sistema de Fornecimento de Insumos e Promoção do Acesso às Tecnologias Agrícolas através de Modelos de Partilha de riscos.

Com a duração de três anos, o projecto será implementado nos três principais corredores de Moçambique, nomeadamente: Beira, Nacala e Vale do Zambeze sob liderança da Gapi, envolvendo outros parceiros tais como: Casa do Agricultor, Agrimerc, Luteari, entre outras com vista a potencializar melhor o projecto e maximizar os resultados desejados. Ao fim do projecto espera-se alcançar e envolver mais de 500.000 actores do agronegócio da região centro e norte.

Em termos concretos, este projecto conta integrar (i) 300 empreendedores baseados nas comunidades (VBAs – na sua sigla em inglês) na rede de negócios de insumos no corredor de Nacala e no vale do Zambeze; (ii) 200 VBAs no modelo de Luteari e envolvidos em negócios de insumos e comercialização no corredor da Beira; (iii) 187 novos agro-dealers integrados na rede de distribuição da Casa do Agricultor e treinados em estoque de insumos e distribuição; e (iv) 324.000 pequenos agricultores com acesso a insumos melhorados nos três corredores.

Para facilitar o alcance destes objectivos, serão realizadas, dentre várias outras acções, seis workshops para aumentar a conscientização; três sessões de treinamento em gestão de negócios e literacia financeira; e serão disponibilizadas soluções tecnológicas para gestão de stock.

Deixe uma resposta

Retype the CAPTCHA code from the image
Change the CAPTCHA code

Close Menu