70 milhões de meticais investidos no empreendedorismo juvenil

70 milhões de meticais investidos no empreendedorismo juvenil

– O valor permitiu a criação de 121 novas empresas e 593 postos de trabalho

Cerca de setenta milhões de meticais foram investidos no financiamento de projectos de empreendedorismo juvenil, que resultaram na criação de 121 novas empresas e perto de 600 postos de trabalho em todo o país, ao abrigo da implementação do programa Agro-Jovem.

Recentemente, este programa aprovou a quinta janela de financiamento, na qual foram seleccionadas 38 propostas dentre as 64 recebidas de todos os parceiros de implementação. São cerca de 20 milhões de meticais que serão financiados nesta etapa aos novos proponentes. Os projectos aprovados estão ligados as áreas de avicultura, agro-processamento, comercialização, entre outros.

O Agro-Jovem, que desde 2016 tem trazido um conceito diferente para as instituições de ensino na perspectiva de fazer com os graduados tenham uma visão empreendedora e de desenvolver as suas comunidades, conta com a parceria de 20 instituições técnicas profissionais e de nível superior, e também de especialistas em área de negócio para a devida orientação dos jovens para juntos contribuírem para a redução da taxa do desemprego existente no seio da juventude moçambicana.

Estando no seu terceiro ano de implementação, a coordenadora do programa, Edwina Ferro,  manifesta a sua satisfação em poder abranger mais jovens declarando que, “o agro-jovem a cada ano que passa tem se desafiado em ampliar a sua abrangência e é gratificante poder apoiar juntamente com os nossos parceiros e com apoio da DANIDA (Agência Dinamarquesa para o Desenvolvimento) na criação de uma nova geração de empresários.

 

Deixe uma resposta

Close Menu