Notice: Elementor\Post_CSS_File não é usado desde a versão 2.1.0! Use Elementor\Core\Files\CSS\Post em substituição. in /home/content/01/11484801/html/wp-includes/functions.php on line 4589

Gapi com apoio do Fundo de Fomento Pesqueiro: Crédito e Treinamento para Pesca de Pequena Escala

A Gapi e o Fundo de Fomento Pesqueiro (FFP) vão disponibilizar mais assistência técnica e financeira à cadeia de valor de pesca através de um novo programa de apoio à motorização de embarcações de pesca de pequena escala. O programa tem uma duração de cinco anos e conta com o apoio do IFAD (Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura e Pescas).

O Programa está inscrito em dois acordos que incluem a criação pela Gapi de uma linha de concessão de crédito a operadores da cadeia de valor de pesca de pequena escala, com enfoque na motorização de embarcações utilizadas por este sector. Nos primeiros cinco anos prevê-se a motorização de 250 embarcações nas províncias de Nampula, Zambézia, Sofala e Inhambane. Em paralelo, pelo menos uma unidade de processamento e comercialização de pescado e produtos afins deverá beneficiar de financiamento.

Além da linha de crédito a Gapi e o FFP irão prestar assistência técnica no âmbito da gestão de negócios e treinamento vocacional em pescas. Espera-se que os empreendedores individuais, associações, organizações ou empresas de pescadores, processadores e comerciantes financiados possam desse modo melhorar a qualidade e eficiência dos seus negócios e enfrentar com sucesso as condições do mercado.

Com vista a ampliar o impacto destas medidas a Gapi irá também participar no estabelecimento de três balcões de instituições microfinanceiras especializadas na prestação de serviços financeiros às comunidades em  regiões piscatórias.

Esta intervenção técnica e financeira tem por objectivo prioritário melhorar o nível de operação de embarcações de pequena escala através da sua motorização permitindo-lhes ampliar o seu raio de acção e reduzir a actual pressão nos recursos junto à linha da costa. Através da melhoria do processamento das capturas e da gestão dos negócios na cadeia de valor da pesca, o FFP e a Gapi esperam contribuir para o aumento dos rendimentos das comunidades piscatórias.

O custo total desta intervenção, que tem o suporte do IFAD através do programa ProPesca, ascende a  42 milhões de Meticais. Na estruturação desta operação a Gapi assumiu responsabilidades financeiras perante o FFP, incluindo a prestação de garantias.

Os acordos agora estabelecidos entre o FFP e a Gapi foram subscritos pelo Director Geral, António Mandlate e pelo Administrador Delegado, António Souto, respectivamente.

A Gapi e o FFP têm vindo a colaborar há mais de 10 anos no apoio ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas pesqueiras tanto no sector semi-industrial como de pequena escala, incluindo em sistemas de processamento e comercialização. Esta colaboração conta com o apoio e contributos de várias entidades com destaque para o IFAD, Banco Africano de Desenvolvimento e DANIDA.

20161014_12080520161014_121031

Deixe uma resposta

Close Menu